|
PROINFO INTEGRADO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES -2º SEMESTRE 2012
|
||
Eixo 2
CURRÍCULO
Encontro Presencial: Pauta
1º Revisão e esclarecimentos de dúvidas
2ºApresentação do Eixo 2
3º Apresentação pelos cursistas da
atividade 1.5 (Proposta de Projeto)
4º Contextualização do eixo 2
|
|||
3º Encontro Presencial
Atividade 2.1: Painel das propostas
do projeto
Postagem:
Biblioteca
Tema: Atividade 2.1
Subtema: “Apresentação do projeto”
Em Grupo
|
Ativ. 2.1 - Para a presencial os grupos deverão elaborar uma apresentação da Proposta do
Projeto elaborada na atividade 1.5, para compartilhar com os colegas
da turma.
A proposta deste projeto será
colocado em ação durante a realização do eixo 2 do curso).
Orientações:
1.
Organizar a apresentação usando quaisquer
recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para
cada grupo;
2.
Salvar a atividade com o
nome do arquivo: ativ_2_1apres_projeto_nomedoscomponentesdogrupo;
3.
Para a
elaboração da sua apresentação sintetize as principais
características da proposta, de modo que todos possam ter uma visão
panorâmica dos projetos elaborados pelo grupo. Itens a serem utilizado
para montagem da sua apresentação:
Nome do projeto;
Professor parceiro (nome/função/turma);
Onde (escola/turno);
Descrição (motivação e justificativa);
Questões;
Procedimentos (elencar as 4 fases: sensibilização,
aprofundamento, produção, socialização);
Área;
Nível;
Série/ciclos envolvidos;
N° de participantes (alunos);
Período;
Informações complementares (recursos necessários).
|
Presencial
|
|
2º Unidade
|
1º Semana
Atividades
2.2:
Compartilhamento do Projeto em ação.
Postagem:
Fórum
Individual
|
Ativ. 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação
(terminou a presencial se inicia a execução da proposta)
Esse espaço de diálogo
destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista, experiência no
desenvolvimento do Projeto de sala de aula.
É importante que relatem as
dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como
as potencialidades evidenciadas durante a implantação do projeto no currículo
da escola.
ORIENTAÇÕES:
1.
Identificar o
nome do Projeto e o local, para que os colegas possam identificá-lo;
2.
Descrever sucintamente as questões que deseja
compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”;
3. Ler
as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido
de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de
realizar o Projeto de sala de aula.
|
À distância
|
2º Semana
Atividade 2.3
Currículo e suas características
Postagem
Fórum
Individual
|
Ativ. 2.3 – Orientações:
1.
Refletir sobre a questão: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de
computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
2.
Escrever suas considerações e compartilhe com os
colegas no Fórum “Currículo e suas
características”;
3.
Ler as contribuições dos colegas colocando suas
argumentações sobre a temática.
|
À distância
|
|
|
3º Semana
Atividade 2.4
Análise do Projeto
na ação
Postagem
Biblioteca:
Tema:
Eixo 2
Subtema:
Análise do Projeto
Individual
|
Ativ. 2.4 - Agora que analisamos a concepção de currículo como um
processo de construção social, resultante de escolhas que consideram “o que”
deve ser aprendido, o “como” ensinar para favorecer a aprendizagem, e
principalmente “por que” ensinar certos conhecimentos e não outro é
importante analisar o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática
pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares.
Para tanto, recomendamos
retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o
andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos:
Tema;
Disciplinas envolvidas;
Objetivos;
Ações realizadas;
Atitudes e valores vivenciados;
Resultados alcançados.
Orientações:
1.
Analise e registre no editor de texto os aspectos
indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;
2.
Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4_analise_projeto_seunome;
3.
Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material
do Aluno, tema "Eixo 2", subtema “Análise do Projeto”.
|
À distância
|
|
4º Semana
Atividade 2.5
Podcast com Léa Fagundes
Postagem
Fórum
“Cultura Digital e Currículo”
Individual
|
Ativ. 2.5 - A professora Léa
Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão:
- Você, educador, está pronto
para a cultura digital?
Ouça as palavras da professora
Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em
relação à integração das tecnologias ao currículo.
Orientações:
1.
Refletir sobre a questão colocada;
2.
Escrever suas considerações no
"Fórum".
|
|
|
4º Semana
Atividade 2.6
Reflexão sobre a aprendizagem.
Individual
|
Ativ. 2.6 –
Reflexões sobre a aprendizagem
O que aprendemos sobre
currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
A partir das leituras, debates,
indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas
experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é
um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Orientações:
1.
Acessar o item Diário de Bordo;
2.
Selecionar seu nome na listagem;
3. Escrever
sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.
|
|
Consigna Eixo 2
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário